Como foi a temporada 2021/2022 dos clubes da Alemanha?

Gabriel Ruggiero
4 min readMay 24, 2022

--

Sem grandes surpresas, o Campeonato Alemão se encerra com: o Bayern de Munique campeão e com Greuther Furth e Arminia Bielefeld rebaixados para a segunda divisão. Na Copa da Alemanha o RB Leipzig ganha seu primeiro grande título, enquanto o Eintracht Frankfurt é campeão da Liga Europa.

Imagem por Bundesliga no Twitter

Sem surpresas na Bundesliga, o Bayern de Munique venceu pela décima vez seguida o campeonato, porém a temporada do clube deixou a desejar. O time bávaro foi eliminado da Copa da Alemanha logo na segunda fase da competição sofrendo uma goleada do Borussia Monchengladbach. Na Liga dos Campeões, o Bayern só conseguiu chegar até as quartas de final, porém foi o único time alemão que conseguiu sair da fase de grupos da competição.

Borussia Dortmund e Bayer Leverkusen não tiveram uma temporada muito boa, com os melhores resultados sendo o segundo e terceiro lugar na Bundesliga respectivamente. Nas outras competição foram eliminados precocemente.

Por outro lado o RB Leipzig conseguiu conquistar seu primeiro título de maior relevância com a Copa da Alemanha. Além da grande conquista, o time ainda chegou na semifinal da Liga Europa, perdendo para os Rangers. Fora essas duas competições o clube de Leipzig ainda conseguiu uma quarta colocação na Bundesliga.

Imagem por RB Leipzig no Twitter

Dentre as surpresas alemãs estão Union Berlin e Freiburg. O time da capital, vem crescendo na Bundesliga desde que chegou a primeira divisão, terminando a temporada em quinto lugar e ainda foi até as semifinais da Copa da Alemanha. Enquanto isso, o Freiburg que era um time muito inconsistente, conseguiu finalmente uma temporada memorável. Na Bundesliga o time terminou em sexto lugar e na Copa da Alemanha só foi perder na final contra o RB Leipzig. Portanto os dois clubes conseguiram uma vaga na Liga Europa da próxima temporada.

Imagem por Union Berlin no Twitter

Outro time que resolveu brigar na parte de cima da tabela, foi o Colônia. Surpreendentemente conseguiram terminar em sétimo lugar e vão jogar a Liga da Conferência na próxima temporada. Um ano de alívio para os torcedores do Colônia que costumam ver o time brigando para não ser rebaixado.

O Eintracht Frankfurt conseguiu uma temporada gloriosa, apesar da fraca campanha na Bundesliga terminando apenas na 11° colocação, o clube conquistou o título da Liga Europa. A trajetória no torneio não foi fácil, tendo que vencer do Barcelona nas quartas de final e enfrentar o time que eliminou o Borussia Dortmund e o RB Leipzig da competição. Mas no final, não teve jeito, o Frankfurt venceu o Rangers nos pênaltis, conquistando pela segunda vez na história do clube, um torneio internacional.

Imagem por Eintracht Frankfurt no Twitter

Dentre as decepções da temporada estão: Borussia Monchengladbach, Wolfsburg e Hoffenheim. Os três clubes que geralmente conseguem brigar por uma vaga na Liga dos Campeões, fizeram uma temporada de baixíssimo nível.

Bochum, Mainz e Augsburg não surpreenderam na temporada, mas também não decepcionaram. Fizeram alguns bons jogos mas ficou por isso mesmo.

Na parte de baixo da tabela o torcedor do Stuttgart sofreu até o último minuto do último jogo, para conseguir garantir a permanência do time na primeira divisão, com um gol salvador de Wataru Endo. Uma situação desnecessária mas que já vem ocorrendo nas últimas temporadas com o sobe e desce do time.

O Hertha Berlin teve de jogar os playoffs do rebaixamento, por conta do gol no último minuto do Stuttgart. Mas o time resolveu jogar tudo que não tinha jogado durante a temporada, e manteve o lugar na primeira divisão contra o Hamburgo que segue para a quinta temporada na Bundesliga 2.

Os times que não conseguiram se manter na primeira divisão foram o Greuther Furth e o Arminia Bielefeld, destaque para o goleiro Stefan Ortega, do Arminia, que mais uma temporada fez o que pode, com diversas defesas importantes, mas que não foi o suficiente no final das contas. As duas equipes tiveram uma campanha muito abaixo do esperado para clubes da primeira divisão alemã.

Para a próxima temporada (2022–2023) a Bundesliga terá a volta do Schalke e do Werder Bremen, que não tiveram uma campanha muito acima dos outros clubes, mas que foi o suficiente para voltar a elite do futebol alemão. Agora é torcer para surpresas maiores na próxima temporada.

--

--

Gabriel Ruggiero

Jornalista esportivo e amante de competição. Contato via Twitter: @gabriel_rugg