Uma década de dominância no futebol alemão

Gabriel Ruggiero
2 min readMay 3, 2022

--

Nas últimas dez temporadas, o Bayern de Munique soma 20 títulos nacionais: 10 Bundesligas, 5 Copas da Alemanha e 5 Supercopas da Alemanha. Se dois títulos nacionais por temporada já não são mais do que o suficiente, o clube bávaro ainda conquistou duas taças da Liga dos Campeões nesse período.

Com a conquista da Bundesliga 2021–2022, o Bayern de Munique chega ao décimo título do Campeonato Alemão em sequencia. Dentre as cinco principais ligas europeias(Alemanha, Espanha, França, Inglaterra e Itália), a maior sequencia vitoriosa até então era da Juventus, de Turim, com nove títulos seguidos.

Imagem por Bayern Munich no Twitter

Dez temporadas sendo o melhor time alemão em pontos corridos, diz muito sobre a força do Bayern de Munique, que apesar de diversas mudanças dentre os jogadores e comissão técnica, o clube continuou sendo campeão mesmo em períodos de adaptação. Sendo Thomas Muller e Manuel Neuer(imagem), os únicos jogadores ainda presentes no time desde o primeiro título na temporada 2012–2013.

O questionamento sobre a qualidade dos adversários do Bayern é aceitável, porém ao analisar com cuidado, é possível identificar duelos interessantíssimos durante as partidas no decorrer do campeonato. Mas que ao chegar no final dos 34 jogos, a consistência dos bávaros é muito superior à de seus oponentes.

Desde a chegada a primeira divisão(2016–2017), o RB Leipzig conseguiu colocar um pouco mais de pressão nos bávaros, porém ainda não foi o suficiente para evitar mais um título.

Na temporada 2018–2019, o Borussia Dortmund terminou o campeonato com apenas dois pontos atrás dos campeões(76 e 78). Uma temporada muito disputada e que por conta do resultado, poucos lembrarão. Porém, podemos dizer que essa foi um ponto fora da curva, com o Bayern conquistando os outros nove títulos com uma vantagem mais que confortável.

Nas próximas temporadas, cabe ao Bayern de Munique se manter no topo e continuar dominando o futebol alemão. Mas que para os torcedores bávaros, depois de dez títulos seguidos, querem mais conquistas internacionais assim como na temporada 2019–2020, conquistando a Liga dos Campeões e o Mundial de Clubes.

Porém é impossível não cobrar que os outros times da Bundesliga não se entreguem mais a competição e consigam quebrar a hegemonia do Bayern de Munique. A Bundesliga precisa e merece mais atenção dos fãs de futebol, e não ser ignorada por todos já saberem quem será o campeão no final da temporada.

--

--

Gabriel Ruggiero

Jornalista esportivo e amante de competição. Contato via Twitter: @gabriel_rugg